Quem são os cambonos? - Charles Corrêa D'Oxum

Quem são os cambonos?




Quem já acompanhou algum terreiro, com certeza reparou que alguns do filhos da casa não incorporam nenhuma entidade.

Ficam auxiliando e servindo as entidades no atendimento aos frequentadores do terreiros.

São os chamados Cambonos.

A palavra Cambono possui 7 Letras, este é um médium de sustentação e de auxílio aos médiuns e entidades dentro de um terreiro, como também é uma fase pra o médium ampliar seus conhecimentos na religião.

Um bom Cambono será um grande Médium se este assim desejar.

Poderá ter mediunidade ostensiva, mas não trabalha incorporado nas sessões (podendo um dia mudar e começar a incorporar um guia, mas isso vária muito de pessoa pra pessoa). 

Necessita ser uma pessoa proativa, mas calma em suas ações, que tenha decisões acertadas, sem infringir o regimento ou regras estabelecidas pela casa, e com livre acesso no terreiro.

Sua função é ajudar na coordenação, estar atento, fiscalizar e auxiliar nos trabalhos de atendimento ao público, além de ser a ligação do que ocorre, transmitindo ao Chefe do terreiro.

Apesar de não incorporar, o Cambono também tem uma forma de mediunidade.

É uma atividade exercida nos terreiros e que merece uma atenção especial dada a sua importância como auxiliar das Entidades de Luz que se manisfestam, dos médiuns e dos dirigentes do Terreiro.

Seu trabalho é de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer terreiro.

Ele (ou ela) participa das sessões da casa como auxiliar das entidades incorporadas nos demais médiuns.

O papel do cambono, durante as sessões, é ser um interpretador das mensagens da Entidade para o consulente; além de ser um defensor da Entidade, da integridade física do médium incorporado e do próprio terreiro.

Cabe a ele cuidar dos objetos pessoais da Entidade e estar sempre atento ao que acontece a sua volta e também ajudar o entendimento do consulente, pois a linguagem da entidade ali manifestada nem sempre é entendida corretamente pelo consulente, mas ao cambono fica claro já pela sua intimidade com o comportamento da entidade que ele serve.

Outra responsabilidade do cambono é a de fazer anotações, bem legíveis e bem explicadas, das orientações do Guia ao consulente, bem como a de providenciar (se assim possível) os materiais que forem solicitados.

Todos que têm essa função devem auxiliar todas as entidades, não podendo escolher por afinidades (gostar mais ou menos de uma entidade ou médium).

Apesar da extrema importância do trabalho dos médiuns de incorporação, sem o trabalho dos cambonos não seria possível o bom andamento do terreiro.

Os cambonos tem tarefas importantes a cumprir neste funcionamento, antes, durante e após cada gira.

Outra coisa que deve-se resaltar que este tem um dia especifico que é 27/05 dia do Cambono, muitos desconhecem essa data que foi feita pra agradecer este ser que tanto ajuda nos trabalhos do terreiro.

Finalmente ao cambono é dada uma oportunidade especial de conhecer mais a religião e a forma das Entidades trabalharem porque seu contato é direto.

Como o cambono tem como obrigação ouvir o que o espírito ouve e fala, seu conhecimento, em cada consulta, aumenta consideravelmente.

Então resumindo, Cambonagem ou cambonar é uma das principais e mais complexas funções num terreiro, no trabalho de cambonagem o cambono acaba por receber influências diversas de vibrações dos médiuns e consulentes, além disso o cambono acaba por aprender a diferenciar as Entidades, o que usam como: fumo, bebidas, a própria fala, a incorporação, desincorporação, o que manipulam para auxiliar a consulta, os materiais de trabalho da Entidade de Luz.

Os Cambonos acabam aprendendo sobre a importância do sigilo, pois o que é ouvido durante uma consulta, não pode e nem deve ser passado adiante, sendo assim como se fosse um sigilo profissional, tendo que ser respeitada esse silêncio, independente do qual for o assunto tratado com a Entidade de Luz e seu consulente, dentro dos termos da espiritualidade e as regras da casa.

E em se tratando do lado espiritual podemos falar em sigilo espiritual.

O cambono é como se fosse uma espécie de orientador, ou seja, que orienta o consulente na hora da consulta, no fato de deixá-lo à vontade para expor seus problemas e suas duvidas.

Mais deixando claro que tudo tem que haver respeito, que não se pode brincar, conversar durante uma sessão, pois acaba por atrapalhar a sessão e até mesmo as próprias Entidades.

Sem falar que os cambonos precisam ter respeito com os médiuns e as Entidades, cuidando de tudo quanto for necessário para o bom trabalho de caridade a ser feito.

Uma das mais importantes coisas que está presente nas funções de um Cambono é ficar atento as mensagens ou recados para os consulentes, na qual se tem que ter atenção redobrada para ouvir, traduzir, se preciso for, e explicar, não dando opinião mais explicando o que foi passado pela Entidade de Luz.

E o mais importante estar sempre atento a tudo e a todos, estar de coração e mente aberta para servir, ter respeito ao próximo, responsabilidade, comprometimento, amor pelo o que vai fazer.

Em resumo cambonar é servir com amor, dedicação e humildade.

Compromisso feito com Amor Humildade e Sabedoria Ato Construído com Atenção e Responsabilidade.





Charles Corrêa D' Oxum

Axé a todos e que os orixás abençoe a vida de cada um hoje e sempre.
Lembre-se:
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.


Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Antes de sair gostaria de curtir a fanpage do blog?