Os Cultos Afros Praticados no Brasil e a Quaresma - Charles Corrêa D'Oxum

Os Cultos Afros Praticados no Brasil e a Quaresma




O que é Quaresma? 


Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Veja também o significado de Quarta-feira de Cinzas e Páscoa.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor.

A quarta-feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas.

Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol.

Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma."


Bem....


Creio que alguns de vocês devem estar se perguntando qual a relação do texto e a com os cultos afros, bem é de conhecimento de todos que boa parte dos ilês no período denominado Quaresma param/interrompem suas atividades total ou parcial, o que alguns não sabem é o que levou a tal tradição.

A dúvida sobre o funcionamento das casas de santo durante o carnaval e quaresma, vem da época que os orixás eram proibidos de serem cultuados e deveriam ser sincretizados com os santos católicos.

Como o período da quaresma corresponde a uma época de reclusão e reflexão dentro da igreja católica, muitos terreiros ficavam em uma posição delicada junto à comunidade católica e fechavam as portas para não ter problemas com as autoridades locais e com as pessoas em geral, quando poderiam ser acusados de desrespeitosos com a religião católica.

As pessoas consideravam que as casas de santo não deveriam bater tambores ou praticar qualquer ritual na quaresma, a exemplo da igreja católica que deixa suas imagens cobertas por mantos de cor roxa em sinal de respeito, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo.

Mas devemos lembrar que estes são rituais católicos e não pertencem a religião afro praticada no Brasil, a quaresma para nós vai marcar apenas o final do ano litúrgico, com a chegada da semana santa e da páscoa.


Os terreiros precisam parar as atividades na quaresma?  



As casas de santo não precisam parar suas atividades durante a quaresma e podem funcionar normalmente, salvo algumas restrições que devem ser respeitadas, pois não estão ligadas aos dogmas da igreja católica que determinem que não possam fazer atendimento espiritual nessa ocasião.

Ao longo dos anos mesmo após o fim da escravidão o negro manteve tal reclusão em tal período, por isso se tornou com o tempo algo tradicional dentro da religião.

Neste período na boa parte das casas não se faz iniciações ou renovação de obrigações de filhos(as) de santo ou trabalhos que necessitam sacralizar animais.

Algumas casas param totalmente seus trabalhos espirituais, outras realizam trabalhos secos*, jogos de búzio e entre outros.

Outras casas não respeitam a quaresma, realizando batuques, sacralizando animais e entre outras coisas mais.

Certos terreiros tem preferência por trabalhar apenas com Exús e Pomba Giras na quaresma, outras casas preferem trabalhar na linha de Pretos Velhos e Caboclos. 

Vai depender da linha de trabalho espiritual seguida em cada casa de santo.

Existem também preceitos feitos na quinta-feira santa e no sábado de aleluia que fica a critério de cada casa e sua tradição e não será explanada neste post pois é muito pessoal para cada casa essa questão.


Isso tudo que é mencionado aqui pode variar de casa pra casa, de tradição pra tradição, nesse caso tire suas dúvidas com seu Pai ou Mãe de Santo sobre o assunto.

--------------------------

*Trabalhos secos = trabalhos que não necessita da imolação de animais para sua realização.

--------------------------



Fontes: 

https://www.dicio.com.br/imolacao 

https://www.dicio.com.br/sacralizacao 

http://www.significados.com.br/quaresma 




Charles Corrêa D' Oxum

Axé a todos e que os orixás abençoe a vida de cada um hoje e sempre.
Lembre-se:
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.


Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Antes de sair gostaria de curtir a fanpage do blog?