O que significa o ato de “bater cabeça” na religião afro? - Charles Corrêa D'Oxum

O que significa o ato de “bater cabeça” na religião afro?



Talvez seja a parte da ritualística das religiões afro cuja simbologia esteja no inconsciente coletivo da humanidade desde o princípio dos tempos.


O ato de levar a cabeça ao solo é encontrado, praticamente, em todas as religiões e foi trazido para alguns protocolos do mundano tendo em vista que em muitas sociedades os seus soberanos eram tidos como representantes terrenos da divindade.


Seu significado pode ser interpretado como (reconhecimento da) submissão do ser humano diante da onipotência da deidade, muitas vezes representada através de fenômenos da Natureza. Ou seja, a aceitação de nossas limitações diante daquilo que não podemos controlar.

Trata-se, portanto, O ato de “bater cabeça” um sinal de respeito e de entrega.


Significado de Bater Cabeça também pode ser entendido como representação de humildade, bem como uma forma de agradecimento.


Pode-se, então, dizer que nas religiões afro bater cabeça significa respeito pelos, orixás, guias e entidades, e ainda nas figuras dos sacerdotes e sacerdotisas ou mais velhos na religião.


A ritualística pode variar de terreiro para terreiro, em função de doutrina e fundamentos próprios.




Charles Corrêa D' Oxum

Axé a todos e que os orixás abençoe a vida de cada um hoje e sempre.
Lembre-se:
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.


Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Antes de sair gostaria de curtir a fanpage do blog?